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PEDAGOGIA | LICENCIATURA
O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
ATOS LEGAIS | ||
• Credenciamento da Faesp em EaD Portaria Ministerial número 189, de 5 de abril de 2016. • Portaria Ministerial do Curso número 119, de 8 de abril de 2016. |
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VALOR DO CURSO | ||
Mensalidade à partir de R$ 290,00* | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO | |
3.300 horas | Tempo mínimo: 4 anos. | Tempo máximo: 8 anos. |
*Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.
Desenvolver as competências necessárias à formação do profissional da educação comunicativo, reflexivo, consciente e comprometido com a realidade educacional brasileira e com o processo de transformação social. Desenvolver continuamente capacidades para atuar de forma dinâmica nas diferentes dimensões do trabalho pedagógico, nas várias esferas educacionais – escola ou outros ambientes educativos para que, na compreensão crítica da realidade sócio – educacional, intervenha no sentido da efetivação dos princípios democráticos e da emancipação humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Formar o docente com as competências necessárias para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
• Formar o docente para atuar nas diversas instâncias sociais em que se efetivem processos de organização, supervisão e práticas educativas, de modo que seja capaz de contribuir para a universalização do saber historicamente acumulado e para a produção de novos saberes;
• Proporcionar ao docente condições para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e profissional;
• Formar profissionais da educação conscientes de seu papel no processo de transformação da sociedade brasileira;
• Proporcionar o permanente aperfeiçoamento científico e cultural da comunidade escolar discente docentes e demais interessados – por meio de realização de Cursos de Extensão e de Especialização, tendo em vista a formação continuada do profissional da educação;
• Encaminhar o trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão social;
• Selecionar e organizar conteúdos básicos das disciplinas que compõem o currículo da Educação Infantil e dos anos iniciais da Ensino Fundamental, de modo a promover a aprendizagem significativa e contextualizada;
• Favorecer a formação e capacitação para a produção e a difusão do conhecimento científico e tecnológico no campo educacional;
• Desenvolver, durante o curso, processos metodológicos que considerem a prática pedagógica e suas problemáticas, através de propostas inovadoras, coerentes com as necessidades do aluno e de uma sociedade democrática;
• Favorecer a compreensão dos processos de qualificação profissional por meio do desenvolvimento de processos reflexivos, que articulem os conhecimentos teóricos às situações práticas;
• Desenvolver atitudes de compromisso com a gestão participativa docente, discentes, comunidade, participando do esforço para assegurar aos membros dos sistemas de ensino escolar ou não-escolar, a permanência e a terminalidade do curso;
• Possibilitar estudos relacionados à educação e trabalho, fazendo frente às novas exigências da sociedade contemporânea;
• Construir e reconstruir, ao longo do curso, postura ética condizente com as novas exigências e compromissos do educador contemporâneo;
• Construir a postura profissional, a atitude de auto-atualização, de auto-conhecimento e de conhecimento da realidade e de seu contexto;
• Desenvolver os conhecimentos necessários para a elaboração e utilização de materiais didáticos, de acordo com as características dos programas desenvolvidos;
• Viabilizar atividades de pesquisa e extensão no interior do currículo que ampliem a compreensão dos conteúdos e práticas de formação;
• Desenvolver conhecimento teórico-prático em relação à informática educativa, atualizando a formação frente a esta área;
• Promover o entendimento da cultura, em suas dimensões local e nacional, através dos conteúdos desenvolvidos, compreendendo e utilizando os conhecimentos do próprio meio para criar uma cultura de pesquisa que legitime o desenvolvimento da instituição.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
As competências e habilidades desse profissional são as seguintes:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional.
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática.
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia.
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola.
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares.
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes; conhecimentos adquiridos pela experiência e pelos fundamentos teóricos).
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
1º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Filosofia da Educação | 80 |
História da Educação | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento | 80 |
Ciências da Educação | 80 |
Leitura e Produção de Texto | 80 |
Total | 400 |
2º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Sociologia da Educação | 80 |
Alfabetização e Letramento | 80 |
Psicologia da Aprendizagem | 80 |
Fundamentos da Educação Infantil | 80 |
Legislação e Políticas da Educação Brasileira | 80 |
Total | 400 |
3º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Didática | 80 |
Jogos, Recreação e Dinâmicas De Grupo | 80 |
Metodologia Científica | 80 |
Currículos e Programas | 80 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 80 |
Estágio Supervisionado I – Observação da Prática Pedagógica | 80 |
Total | 400 |
4º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 80 |
Avaliação Da Aprendizagem | 80 |
Metodologia do Ensino da Arte | 80 |
Matemática Elementar | 80 |
Planejamento Educacional | 80 |
Estágio Supervisionado II – Educação Infantil | 80 |
Total | 400 |
5º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Metodologia do Ensino da História e Geografia | 80 |
Distúrbios/Dificuldades Da Aprendizagem | 80 |
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS | 80 |
Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias | 40 |
Estágio Supervisionado III – Educação Infantil | 40 |
Educação Ambiental | 80 |
Total | 400 |
6º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Gestão Pedagógica | 80 |
Educação das relações étnico-raciais, Ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena | 80 |
Metodologia do Ensino da Matemática | 80 |
Tecnologias Educacionais | 40 |
Estágio Supervisionado IV – Gestão e Serviços de Apoio Escolar | 40 |
Disciplina Optativa: Psicopedagogia ou Educação do Campo ou Educação a Distância | 80 |
Total | 400 |
7º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos | 80 |
Pedagogia no Contexto não Escolar | 40 |
Metodologia do Ensino de Ciências | 80 |
Metodologia do Ensino da Educação Física | 80 |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 |
Estágio Supervisionado V – Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 |
Total | 400 |
8º PERÍODO | DISCIPLINAS | CH |
Avaliação Institucional | 40 |
Educação Especial e Inclusiva | 80 |
Organização do Trabalho Pedagógico | 80 |
Psicomotricidade | 40 |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II | 80 |
Estágio Supervisionado VI – Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 |
Total | 400 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
Total | 3300 |
Na Faesp, o aluno possui toda a estrutura e apoio necessário para seus estudos, tanto em nosso ambiente virtual, como em nosso Polo presencial. No ambiente virtual, além da biblioteca virtual, o aluno possui o apoio da tutoria a distância. No Polo presencial, além da tutoria presencial, o aluno encontra nossos laboratórios e nossa biblioteca física, podendo participar das visitas técnicas organizadas pelo curso.
Campus CIC e Campus Hauer / Boqueirão.
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