A UNIFAESP
HISTÓRICO DA IES
O Centro Universitário do Paraná – UniFaesp, com sede em Curitiba, é uma Instituição de Ensino Superior mantida pelo Instituto de Ensino Superior Anchieta, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Curitiba – Paraná, sito à Rua Pedro Gusso, 4150. O Centro Universitário do Paraná – UniFaesp foi Credenciado pela Portaria nº 2722 de 12/12/2001, publicada no D.O.U. nº 238 de 14/12/2001.
O primeiro processo seletivo foi realizado no 1º semestre de 2002, para os cursos autorizados. Foi Recredenciada pela Portaria nº 200, de 8 de abril de 2016, publicada no D.O.U. em 11 de abril de 2016. No dia 5 de abril de 2016, pela Portaria 189, foi Credenciada para a Educação a Distância, com publicação no D.O.U. em 6 de abril de 2016. Atualmente a Faesp está com 17 cursos, presenciais e a distância.
INSERÇÃO REGIONAL
TENDÊNCIA ORGANIZACIONAL
A Faesp está localizada na Cidade de Curitiba, capital do Paraná, reconhecida por suas soluções de gestão urbana e qualidade de vida, conhecida como Cidade Sorriso e mais recente como Capital Ecológica. Curitiba possui uma área de 432 km2 e uma população estimada em 2010 pelo IBGE de 2.560.800. Em relação à Cidade Industrial de Curitiba – CIC, onde está situada a FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, é o maior bairro de Curitiba. Ela corresponde ao distrito industrial da cidade e foi concebida como o motor do desenvolvimento industrial do Município e como uma área urbana provida de todos os serviços necessários.
A CIC foi instalada na região oeste de Curitiba, a 10 km do centro. Seus 43.7 milhões de m² correspondem a 10% da extensão territorial total da cidade. Hoje concentra o maior número de indústrias do município, além de ser o mais populoso de Curitiba com cerca de 250 mil habitantes, ou seja, aproximadamente 10% do município.
Hoje a CIC configura-se como um bairro de grande concentração de tecnologia, produtos estratégicos e empregos de alta qualificação. Atualmente estão instaladas 6.056 empresas, sendo: 1.207 indústrias, 2.939 comércios, 1.876 de serviços. Estas empresas geram, formalmente, um valor aproximado de 28 mil empregos diretos e 79 mil empregos indiretos.
A implantação da CIC alterou para sempre a configuração de Curitiba, transformou-a em um dos mais importantes polos industriais do Brasil, promovendo desenvolvimento urbano, geração de emprego e renda. Integrado com a CIC a Região Metropolitana oeste/sul, também é atendida pela FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, dando oportunidade a comunidade estudantil das inúmeras empresas multinacionais e outras de grande porte em funcionamento.
MISSÃO | ||
A missão da FAESP é produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, e, consequentemente, visando à formação de profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro. | ||
VISÃO | ||
A Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp pretende ser ponto de referência no Estado do Paraná, com o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional e cultural da região, enquanto promotora do ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades Presencial e a Distância. É uma Instituição, que pela sua própria natureza, tem por propósito oportunizar a prestação de serviços de forma integrada e comprometida com o desenvolvimento da população, a geração do saber e a realidade social.
A política institucional, em consonância com as necessidades e expectativas da comunidade e em interface com o mercado de trabalho, pretende oferecer educação de qualidade, que propicie o desenvolvimento do acadêmico como profissional competente, humano, ético e justo, apto a se enquadrar no novo perfil e emergente contexto socioeconômico que a sociedade empresarial exige. |
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VALORES | ||
Ética: na preservação dos valores morais, sociais, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à busca do bem estar comum.
Integração: como condição para a vivência democrática nas relações interinstitucionais e com a comunidade mais ampla. O trabalho coletivo, tanto na relação professor-aluno quanto nos mais diversos colegiados, implica no compromisso com a formação do profissional e do cidadão e este com a sociedade que está inserido. Este compromisso vincula-se diretamente à preocupação e garantia da qualidade. Qualidade: com os serviços prestados em todos os setores da Faculdade e com o “padrão” de ensino implícito em cada um dos cursos oferecidos. Assim, a ética, a integração e a qualidade passaram a ser uma constante em suas ações que norteiam esta Instituição. |
POLÍTICA DE ENSINO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O ensino e a extensão são objetivos principais a serem atingidos na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp. Além disso, a Faesp se preocupa em incentivar a iniciação científica, pois a pesquisa é parte constitutiva do exercício profissional e, portanto, inerente ao processo de formação profissional. Dessa forma, a Faesp mantém o modelo de educação superior pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
ENSINO
O ensino é a construção do seu conhecimento em todas as atividades propostas de forma curricular e extra-curricular. Este é o embasamento teórico-prático de que o aluno necessita para poder conviver e se inserir de forma competente na sociedade. A política de Ensino da Faesp prevê Cursos Livres, Graduação e Pós-Graduação.
EXTENSÃO
A extensão é a promoção de programas que favorecem o acesso de toda a sociedade ao conhecimento, atendendo às demandas apresentadas e contribuindo para viabilizar a relação transformadora entre a Faesp e a comunidade. As coordenações desenvolvem os projetos de curso ou recebem de seus professores proposições que são discutidas em colegiado para aprovação e verificação das condições de oferta.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A iniciação científica é fomentada em cada curso realizado na Faesp, com a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integradores, Trabalhos acadêmicos, Pesquisa e interação com a comunidade, através de parcerias com instituições públicas e privadas; pela programação de eventos científicos, além da participação em congressos, seminários e eventos similares; pelo cultivo da atitude científica e pela publicação da produção científica desenvolvidas na Faesp. Com a Revista Científica Faesp, além da divulgação da produção de professores e alunos, é possível despertando o interesse pela leitura científica da realidade social. A Revista teve o primeiro número publicado em 2003, com edição anual, cujo ISSN é 1980-3125. Nesse periódico, a comunidade interna e externa tem a possibilidade de ter publicado seus trabalhos científicos, e professores e alunos da Faesp podem ter acesso às ideias e trabalhos realizados pela nossa comunidade acadêmica nas diversas áreas do conhecimento.
INSERÇÃO REGIONAL
A Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp, em suas reuniões de Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe, dos Colegiado dos cursos e da CPA viram a tendência para a transformação em futuro Centro Universitário. Nesta projeção, será considerada toda a experiência desenvolvida desde a implantação da Instituição, consolidando e construindo a história da Faesp, bem como a sua evolução para o Centro Universitário com planejamento estratégico para o final das ações deste presente PDI, ou seja, para o ano de 2017.
O projeto que ora se esboça, procurará, a partir do diagnóstico mencionado, garantir a continuidade das diretrizes filosóficas, pedagógicas e práticas da Instituição que estão sendo delineadas com nitidez e que no seu conjunto passam a caracterizar o processo de identidade da Faesp, bem como do Instituto Superior de Educação Anchieta, mantenedor da Faesp. A Faesp procura respeitar e viabilizar a liberdade de expressão, quer por parte dos docentes nas suas mais diversas atividades de ensino e extensão, quer por parte dos alunos, que são incentivados à participação, tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nas mais diferentes formas de representação estudantil.
A valorização do espírito crítico e do diálogo como instrumentos fundamentais à participação concorrem para a garantia da autonomia como uma das formas de incentivo à criatividade e à iniciativa, o que vem imprimir na Faesp o modelo de uma Instituição de Ensino inserida e preocupada com a transformação da realidade brasileira e, como tal, com o crescimento, a mudança e o aprimoramento do ser humano.
Pode-se afirmar que a Faesp vem se mostrando como Instituição preocupada e comprometida com as conquistas, com as buscas e a construção do saber e do repensar crítico do conhecimento, não se limitando meramente à sua reprodução e divulgação sem o repensar e o refletir. Embora caracterizada como instituição privada, estes princípios da liberdade, da autonomia, da crítica, do diálogo, da participação, da reflexão e da criatividade passaram a nortear as ações e as trajetórias nas diversas dimensões do ensino e extensão, que vêm construindo a identidade da Faculdade. Ao longo dos anos, através das experiências do dia-a-dia, estes princípios vão se firmando em torno daquilo que passou a ser o símbolo da Faculdade: ética, integração e qualidade.
GESTÃO COLEGIADA E DEMOCRÁTICA
Conforme expresso no Regimento da Faculdade, toda a Administração Superior está a cargo dos órgãos colegiados, destacando-se o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe, os Colegiados de Curso, o NDE – Núcleo Docente Estruturante de cada curso, CPA – Comissão Própria de Avaliação, que demonstra a efetiva participação da Comunidade Acadêmica na estrutura da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp.
A estes órgãos, de natureza normativa, consultiva e deliberativa, compete, entre outras atribuições, supervisionar as ações em conformidade com o estabelecido no Regimento da Faculdade, delineando rumos ao desenvolvimento da Faculdade, promover-lhe a organização e a administração de forma que venha a alcançar os objetivos e as finalidades que lhe sejam próprias.
OBJETIVOS
Para dar conta da sua missão institucional e atingir as metas propostas na visão institucional, a Faesp tem como objetivo geral ministrar, nas modalidades presencial e a distância, cursos que ofereçam estreita articulação com o setor produtivo, além de cumprirem de forma incondicional as normativas legais da educação superior, objetivando atender as demandas de qualificação profissional exigidas pelo mercado de trabalho, para a construção justa da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observando o disposto em seu objetivo geral, e no intuito de fazer com que ele seja atingido, são objetivos específicos da Faesp:
I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II. Formar recursos humanos nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III. Disponibilizar ao mercado profissionais que tenham uma visão abrangente das mais modernas técnicas, aliando a teoria à prática;
IV. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura e, desse modo, promover o entendimento do homem em relação ao meio em que vive;
V. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
VI. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VII. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VIII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas historicamente e na instituição;
IX. Despertar a comunidade para a dimensão social e para o exercício compromissado e responsável da cidadania, assim como para a produção de bens que estejam à disposição de todos os cidadãos;
X. Desenvolver um processo educacional voltado à transformação do homem e da natureza, em benefício coletivo e em prol da preservação da vida na terra em todas as formas de sua manifestação.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA UNIFAESP
REITOR
DANIEL ROBERTO DE ALMEIDA
Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração, Especialista em Administração. Possui larga experiência profissional fora do magistério e em gestão e docência do ensino superior, na graduação e pós-graduação.
PRÓ-REITORA ACADÊMICA
ROSANE DO CARMO MACHADO
Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Educação, Especialista em Educação. Possui larga experiência profissional em gestão e docência do ensino superior e nos demais níveis de ensino.
DIREÇÃO ACADÊMICA
MESTRE DÉBORA MACHADO BUENO FRANCO
DIREÇÃO ADJUNTA
MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS
COORDENAÇÃO DO EAD
PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO
NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
MESTRE REGINA MARIA MACHADO
NAP – NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO
MESTRE REGINA MARIA MACHADO
OUVIDORIA
ESPECIALISTA OSMIR TADEU AGUIAR
Secretário Geral:
Esp. EVERSON FERREIRA DE ANDRADE
Diretor de Recursos Humanos:
ÁLVARO AUGUSTO BUENO FRANCO FILHO
Jurídico:
GLÁUCIO JOSE DE ALMEIDA JACOPETTI
Diretora Financeira:
DANIELE MACHADO BUENO FRANCO
EQUIPE DE COORDENAÇÃO DO CURSO
ADMINISTRAÇÃO – EAD
COORDENADOR PROF. DOUTOR EDELVINO RAZZOLINI FILHO
ADMINISTRAÇÃO – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF ESPECIALISTA ÉDSON BLUM DOS PRAZERES
ARQUITETURA E URBANISMO – PRESENCIAL
COORDENADOR PROFA. MESTRA DÉBORA MACHADO BUENO FRANCO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. ESPECIALISTA ÁUREO MÁRIO DE ANDRADE
DIREITO – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. MESTRE TAIS MARTINS
EDUCAÇÃO FÍSICA -PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. ESPECIALISTA MAURICIO ALEXANDRE SCHREIBER
ENGENHARIA AMBIENTAL – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO
ENGENHARIA CIVIL – PRESENCIAL
COORDENADOR PROFA. MESTRA DEBORA MACHADO BUENO FRANCO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO
ENGENHARIA ELETRÔNICA – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO
ESTÉTICA E COSMÉTICA – PRESENCIAL
COORDENADOR PROFA. ESPECIALISTA CAMILA MARIA RIBEIRO PACHECO
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – EAD
COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – EAD
COORDENADOR PROFA. MESTRA REGINA MARIA MACHADO
JORNALISMO – PRESENCIAL
COORDENADOR PROFA. MESTRE SUELEN HOMRICH MOTTA
LOGÍSTICA – EAD
COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS
LOGÍSTICA – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS
PEDAGOGIA – EAD
COORDENADORA PROF. MESTRE FRANCISCO MAURICIO BIENIACHESKI
PEDAGOGIA – PRESENCIAL
COORDENADORA PROFA. MESTRA GRACIETE ABIB SIQUEIRA FRANCK
PROCESSOS GERENCIAS – EAD
COORDENADORA PROF. DOUTOR EDELVINO RAZZOLINI FILHO
PSICOLOGIA – PRESENCIAL
COORDENADORA PROFA. MESTRA REGINA MARIA MACHADO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – PRESENCIAL
COORDENADOR PROFA. MESTRE SUELEN HOMRICH MOTTA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. ESPECILISTA ÉDSON BLUM DOS PRAZERES
SISTEMAS BIOMÉDICOS – PRESENCIAL
COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS