A UniEnsino

HISTÓRICO DA IES

A UniEnsino – Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná, com sede em Curitiba, é uma Instituição de Ensino Superior mantida pelo Instituto de Ensino Superior Anchieta, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Curitiba – Paraná, sito à Rua Pedro Gusso, 4150, credenciada pela Portaria nº 2722 de 12/12/2001, publicada no D.O.U. nº 238 de 14/12/2001.

 

O primeiro processo seletivo foi realizado no 1º semestre de 2002, para os cursos autorizados. Foi Recredenciada pela Portaria nº 200, de 8 de abril de 2016, publicada no D.O.U. em 11 de abril de 2016. No dia 5 de abril de 2016, pela Portaria 189, foi Credenciada para a Educação a Distância, com publicação no D.O.U. em 6 de abril de 2016. Atualmente a UniEnsino oferece mais de 70 cursos, presenciais, flex e a distância.

INSERÇÃO REGIONAL

A UniEnsino está localizada na Cidade de Curitiba, capital do Paraná, reconhecida por suas soluções de gestão urbana e qualidade de vida, conhecida como Cidade Sorriso e mais recente como Capital Ecológica. Curitiba possui uma área de 432 km2 e uma população estimada em 2010 pelo IBGE de 2.560.800. Em relação à Cidade Industrial de Curitiba – CIC, onde está situado o primeiro Campus da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, é o maior bairro de Curitiba. Ela corresponde ao distrito industrial da cidade e foi concebida como o motor do desenvolvimento industrial do Município e como uma área urbana provida de todos os serviços necessários. 

Hoje existem mais dois campi onde as aulas presenciais e flex são realizadas: o Campus Sede, situado no endereço Rua Ten. Tito Teixeira de Castro, 1220 – Boqueirão, e o Campus Neoville, com endereço na Rua Senador Accioly Filho, 1021, também no bairro CIC. Além dos campi citados, possui mais de 30 polos de ensino nas principais cidade do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

TENDÊNCIA ORGANIZACIONAL

A chegada da UniEnsino em Curitiba alterou para sempre a configuração da cidade, transformou-a em um dos mais importantes polos industriais do Brasil, promovendo desenvolvimento urbano, geração de emprego e renda, oferecendo oportunidades para comunidade estudantil das inúmeras empresas multinacionais e outras de grande porte em funcionamento.

POLÍTICA DE ENSINO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A missão da UniEnsino é produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, e, consequentemente, visando à formação de profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro. A política institucional, em consonância com as necessidades e expectativas da comunidade e em interface com o mercado de trabalho, pretende oferecer educação de qualidade, que propicie o desenvolvimento do acadêmico como profissional competente, humano, ético e justo, apto a se enquadrar no novo perfil e emergente contexto socioeconômico que a sociedade empresarial exige.
A UniEnsino pretende ser ponto de referência no Estado do Paraná, com o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional e cultural da região, enquanto promotora do ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades Presencial, Flex e a Distância. É uma Instituição, que pela sua própria natureza, tem por propósito oportunizar a prestação de serviços de forma integrada e comprometida com o desenvolvimento da população, a geração do saber e a realidade social. A política institucional, em consonância com as necessidades e expectativas da comunidade e em interface com o mercado de trabalho, pretende oferecer educação de qualidade, que propicie o desenvolvimento do acadêmico como profissional competente, humano, ético e justo, apto a se enquadrar no novo perfil e emergente contexto socioeconômico que a sociedade empresarial exige.

Ética: na preservação dos valores morais, sociais, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à busca do bem estar comum.

Integração: como condição para a vivência democrática nas relações interinstitucionais e com a comunidade mais ampla. O trabalho coletivo, tanto na relação professor-aluno quanto nos mais diversos colegiados, implica no compromisso com a formação do profissional e do cidadão e este com a sociedade que está inserido. Este compromisso vincula-se diretamente à preocupação e garantia da qualidade.

Qualidade: com os serviços prestados em todos os setores da Faculdade e com o “padrão” de ensino implícito em cada um dos cursos oferecidos. Assim, a ética, a integração e a qualidade passaram a ser uma constante em suas ações que norteiam esta Instituição.

O ensino e a extensão são objetivos principais a serem atingidos na UniEnsino. Além disso, a instituição se preocupa em incentivar a iniciação científica, pois a pesquisa é parte constitutiva do exercício profissional e, portanto, inerente ao processo de formação profissional. Dessa forma, a UniEnsino mantém o modelo de educação superior pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

ENSINO

O ensino é a construção do seu conhecimento em todas as atividades propostas de forma curricular e extra-curricular. Este é o embasamento teórico-prático de que o aluno necessita para poder conviver e se inserir de forma competente na sociedade. A política de ensino do Centro Universitário do Paraná – UniEnsino prevê Cursos Livres, Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação.

 
 

EXTENSÃO

A extensão é a promoção de programas que favorecem o acesso de toda a sociedade ao conhecimento, atendendo às demandas apresentadas e contribuindo para viabilizar a relação transformadora entre a UniEnsino e a comunidade. As coordenações desenvolvem os projetos de curso ou recebem de seus professores proposições que são discutidas em colegiado para aprovação e verificação das condições de oferta.

 
 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica é fomentada em cada curso realizado na UniEnsino, com a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integradores, Trabalhos acadêmicos, Pesquisa e interação com a comunidade, através de parcerias com instituições públicas e privadas; pela programação de eventos científicos, além da participação em congressos, seminários e eventos similares; pelo cultivo da atitude científica e pela publicação da produção científica desenvolvidas na UniEnsino. Com a Revista Científica UniEnsino, além da divulgação da produção de professores e alunos, é possível despertar o interesse pela leitura científica da realidade social. A Revista teve o primeiro número publicado em 2003, com edição anual, cujo ISSN é 1980-3125. Nesse periódico, a comunidade interna e externa tem a possibilidade de ter publicado seus trabalhos científicos, e professores e alunos da UniEnsino podem ter acesso às ideias e trabalhos realizados pela nossa comunidade acadêmica nas diversas áreas do conhecimento.

INSERÇÃO REGIONAL

 A UniEnsino procura respeitar e viabilizar a liberdade de expressão, quer por parte dos docentes nas suas mais diversas atividades de ensino e extensão, quer por parte dos alunos, que são incentivados à participação, tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nas mais diferentes formas de representação estudantil.

A valorização do espírito crítico e do diálogo como instrumentos fundamentais à participação concorrem para a garantia da autonomia como uma das formas de incentivo à criatividade e à iniciativa, o que vem imprimir na UniEnsino o modelo de uma Instituição de Ensino inserida e preocupada com a transformação da realidade brasileira e, como tal, com o crescimento, a mudança e o aprimoramento do ser humano.

Pode-se afirmar que a UniEnsino vem se mostrando como Instituição preocupada e comprometida com as conquistas, com as buscas e a construção do saber e do repensar crítico do conhecimento, não se limitando meramente à sua reprodução e divulgação sem o repensar e o refletir. Embora caracterizada como instituição privada, estes princípios da liberdade, da autonomia, da crítica, do diálogo, da participação, da reflexão e da criatividade passaram a nortear as ações e as trajetórias nas diversas dimensões do ensino e extensão, que vêm construindo a identidade da Faculdade. Ao longo dos anos, através das experiências do dia-a-dia, estes princípios vão se firmando em torno daquilo que passou a ser o símbolo da Faculdade: ética, integração e qualidade.

GESTÃO COLEGIADA E DEMOCRÁTICA

Conforme expresso no Regimento da Faculdade, toda a Administração Superior está a cargo dos órgãos colegiados, destacando-se o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe, os Colegiados de Curso, o NDE – Núcleo Docente Estruturante de cada curso, CPA – Comissão Própria de Avaliação, que demonstra a efetiva participação da Comunidade Acadêmica na estrutura da UniEnsino.

A estes órgãos, de natureza normativa, consultiva e deliberativa, compete, entre outras atribuições, supervisionar as ações em conformidade com o estabelecido no Regimento da Faculdade, delineando rumos ao desenvolvimento da Faculdade, promover-lhe a organização e a administração de forma que venha a alcançar os objetivos e as finalidades que lhe sejam próprias.

OBJETIVOS

Para dar conta da sua missão institucional e atingir as metas propostas na visão institucional, a UniEnsino tem como objetivo geral ministrar, nas modalidades presencial e a distância, cursos que ofereçam estreita articulação com o setor produtivo, além de cumprirem de forma incondicional as normativas legais da educação superior, objetivando atender as demandas de qualificação profissional exigidas pelo mercado de trabalho, para a construção justa da sociedade.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

Observando o disposto em seu objetivo geral, e no intuito de fazer com que ele seja atingido, são objetivos específicos da UniEnsino:

I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II. Formar recursos humanos nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III. Disponibilizar ao mercado profissionais que tenham uma visão abrangente das mais modernas técnicas, aliando a teoria à prática;
IV. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura e, desse modo, promover o entendimento do homem em relação ao meio em que vive;
V. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
VI. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VII. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VIII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas historicamente e na instituição;
IX. Despertar a comunidade para a dimensão social e para o exercício compromissado e responsável da cidadania, assim como para a produção de bens que estejam à disposição de todos os cidadãos;
X. Desenvolver um processo educacional voltado à transformação do homem e da natureza, em benefício coletivo e em prol da preservação da vida na terra em todas as formas de sua manifestação.

 
 
 

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA UNIENSINO

REITOR

DANIEL ROBERTO DE ALMEIDA

Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração, Especialista em Administração. Possui larga experiência profissional fora do magistério e em gestão e docência do ensino superior, na graduação e pós-graduação.

 
 

PRÓ-REITORA ACADÊMICA

ROSANE DO CARMO MACHADO

Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Educação, Especialista em Educação. Possui larga experiência profissional em gestão e docência do ensino superior e nos demais níveis de ensino.

 
 

DIREÇÃO ACADÊMICA

MESTRE DÉBORA MACHADO BUENO FRANCO

 
 

DIREÇÃO ADJUNTA

MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS

 
 

COORDENAÇÃO DO EAD

PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

 
 

NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO 

MESTRE REGINA MARIA MACHADO

 
 

NAP – NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO

MESTRE REGINA MARIA MACHADO

 
 

OUVIDORIA

MESTRE DIEGO DA SILVA

 
 

Secretário Geral:

DEBORAH CRISTINA CHIQUITO

Diretor Administrativo:

ÁLVARO AUGUSTO BUENO FRANCO FILHO

Jurídico:

GLÁUCIO JOSE DE ALMEIDA JACOPETTI

Diretora Financeira:

DANIELE MACHADO BUENO FRANCO

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA UNIENSINO

ADMINISTRAÇÃO – EAD

COORDENADOR PROF. DOUTOR EDELVINO RAZZOLINI FILHO

ADMINISTRAÇÃO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF ESPECIALISTA ÉDSON BLUM DOS PRAZERES

ARQUITETURA E URBANISMO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRA DÉBORA MACHADO BUENO FRANCO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. ESPECIALISTA ÁUREO MÁRIO DE ANDRADE

DIREITO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE TAIS MARTINS

EDUCAÇÃO FÍSICA -PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. ESPECIALISTA MAURICIO ALEXANDRE SCHREIBER

ENGENHARIA AMBIENTAL – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

ENGENHARIA CIVIL – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRA DEBORA MACHADO BUENO FRANCO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

ENGENHARIA ELETRÔNICA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

ESTÉTICA E COSMÉTICA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. ESPECIALISTA CAMILA MARIA RIBEIRO PACHECO

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – EAD

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – EAD

COORDENADOR PROFA. MESTRA REGINA MARIA MACHADO

JORNALISMO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRE  SUELEN HOMRICH MOTTA

LOGÍSTICA – EAD

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS 

LOGÍSTICA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS 

PEDAGOGIA – EAD

COORDENADORA PROF.  MESTRE FRANCISCO MAURICIO BIENIACHESKI

PEDAGOGIA – PRESENCIAL

COORDENADORA PROFA.  MESTRA GRACIETE ABIB SIQUEIRA FRANCK 

PROCESSOS GERENCIAS – EAD

COORDENADORA PROF.  DOUTOR EDELVINO RAZZOLINI FILHO 

PSICOLOGIA – PRESENCIAL

COORDENADORA PROFA.  MESTRA REGINA MARIA MACHADO 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRE  SUELEN HOMRICH MOTTA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. ESPECILISTA ÉDSON BLUM DOS PRAZERES 

SISTEMAS BIOMÉDICOS – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS