A FAESP

HISTÓRICO DA IES

A Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – FAESP, com sede em Curitiba, é uma Instituição de Ensino Superior mantida pelo Instituto de Ensino Superior Anchieta, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Curitiba – Paraná, sito à Rua Pedro Gusso, 4150. A FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná foi Credenciada pela Portaria nº 2722 de 12/12/2001, publicada no D.O.U. nº 238 de 14/12/2001.

O primeiro processo seletivo foi realizado no 1º semestre de 2002, para os cursos autorizados. Foi Recredenciada pela Portaria nº 200, de 8 de abril de 2016, publicada no D.O.U. em 11 de abril de 2016. No dia 5 de abril de 2016, pela Portaria 189, foi Credenciada para a Educação a Distância, com publicação no D.O.U. em 6 de abril de 2016. Atualmente a Faesp está com 17 cursos, presenciais e a distância.

INSERÇÃO REGIONAL

TENDÊNCIA ORGANIZACIONAL

A Faesp está localizada na Cidade de Curitiba, capital do Paraná, reconhecida por suas soluções de gestão urbana e qualidade de vida, conhecida como Cidade Sorriso e mais recente como Capital Ecológica. Curitiba possui uma área de 432 km2 e uma população estimada em 2010 pelo IBGE de 2.560.800. Em relação à Cidade Industrial de Curitiba – CIC, onde está situada a FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, é o maior bairro de Curitiba. Ela corresponde ao distrito industrial da cidade e foi concebida como o motor do desenvolvimento industrial do Município e como uma área urbana provida de todos os serviços necessários.

A CIC foi instalada na região oeste de Curitiba, a 10 km do centro. Seus 43.7 milhões de m² correspondem a 10% da extensão territorial total da cidade. Hoje concentra o maior número de indústrias do município, além de ser o mais populoso de Curitiba com cerca de 250 mil habitantes, ou seja, aproximadamente 10% do município.

Hoje a CIC configura-se como um bairro de grande concentração de tecnologia, produtos estratégicos e empregos de alta qualificação. Atualmente estão instaladas 6.056 empresas, sendo: 1.207 indústrias, 2.939 comércios, 1.876 de serviços. Estas empresas geram, formalmente, um valor aproximado de 28 mil empregos diretos e 79 mil empregos indiretos.

A implantação da CIC alterou para sempre a configuração de Curitiba, transformou-a em um dos mais importantes polos industriais do Brasil, promovendo desenvolvimento urbano, geração de emprego e renda. Integrado com a CIC a Região Metropolitana oeste/sul, também é atendida pela FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, dando oportunidade a comunidade estudantil das inúmeras empresas multinacionais e outras de grande porte em funcionamento.

MISSÃO
A missão da FAESP é produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, e, consequentemente, visando à formação de profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro.
VISÃO
A Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp pretende ser ponto de referência no Estado do Paraná, com o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional e cultural da região, enquanto promotora do ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades Presencial e a Distância. É uma Instituição, que pela sua própria natureza, tem por propósito oportunizar a prestação de serviços de forma integrada e comprometida com o desenvolvimento da população, a geração do saber e a realidade social.

A política institucional, em consonância com as necessidades e expectativas da comunidade e em interface com o mercado de trabalho, pretende oferecer educação de qualidade, que propicie o desenvolvimento do acadêmico como profissional competente, humano, ético e justo, apto a se enquadrar no novo perfil e emergente contexto socioeconômico que a sociedade empresarial exige.

VALORES
Ética: na preservação dos valores morais, sociais, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à busca do bem estar comum.

Integração: como condição para a vivência democrática nas relações interinstitucionais e com a comunidade mais ampla. O trabalho coletivo, tanto na relação professor-aluno quanto nos mais diversos colegiados, implica no compromisso com a formação do profissional e do cidadão e este com a sociedade que está inserido. Este compromisso vincula-se diretamente à preocupação e garantia da qualidade.

Qualidade: com os serviços prestados em todos os setores da Faculdade e com o “padrão” de ensino implícito em cada um dos cursos oferecidos. Assim, a ética, a integração e a qualidade passaram a ser uma constante em suas ações que norteiam esta Instituição.

POLÍTICA DE ENSINO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O ensino e a extensão são objetivos principais a serem atingidos na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp. Além disso, a Faesp se preocupa em incentivar a iniciação científica, pois a pesquisa é parte constitutiva do exercício profissional e, portanto, inerente ao processo de formação profissional. Dessa forma, a Faesp mantém o modelo de educação superior pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

ENSINO

O ensino é a construção do seu conhecimento em todas as atividades propostas de forma curricular e extra-curricular. Este é o embasamento teórico-prático de que o aluno necessita para poder conviver e se inserir de forma competente na sociedade. A política de Ensino da Faesp prevê Cursos Livres, Graduação e Pós-Graduação.

EXTENSÃO

A extensão é a promoção de programas que favorecem o acesso de toda a sociedade ao conhecimento, atendendo às demandas apresentadas e contribuindo para viabilizar a relação transformadora entre a Faesp e a comunidade. As coordenações desenvolvem os projetos de curso ou recebem de seus professores proposições que são discutidas em colegiado para aprovação e verificação das condições de oferta.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica é fomentada em cada curso realizado na Faesp, com a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integradores, Trabalhos acadêmicos, Pesquisa e interação com a comunidade, através de parcerias com instituições públicas e privadas; pela programação de eventos científicos, além da participação em congressos, seminários e eventos similares; pelo cultivo da atitude científica e pela publicação da produção científica desenvolvidas na Faesp. Com a Revista Científica Faesp, além da divulgação da produção de professores e alunos, é possível despertando o interesse pela leitura científica da realidade social. A Revista teve o primeiro número publicado em 2003, com edição anual, cujo ISSN é 1980-3125. Nesse periódico, a comunidade interna e externa tem a possibilidade de ter publicado seus trabalhos científicos, e professores e alunos da Faesp podem ter acesso às ideias e trabalhos realizados pela nossa comunidade acadêmica nas diversas áreas do conhecimento.

INSERÇÃO REGIONAL

A Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp, em suas reuniões de Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe, dos Colegiado dos cursos e da CPA viram a tendência para a transformação em futuro Centro Universitário. Nesta projeção, será considerada toda a experiência desenvolvida desde a implantação da Instituição, consolidando e construindo a história da Faesp, bem como a sua evolução para o Centro Universitário com planejamento estratégico para o final das ações deste presente PDI, ou seja, para o ano de 2017.

O projeto que ora se esboça, procurará, a partir do diagnóstico mencionado, garantir a continuidade das diretrizes filosóficas, pedagógicas e práticas da Instituição que estão sendo delineadas com nitidez e que no seu conjunto passam a caracterizar o processo de identidade da Faesp, bem como do Instituto Superior de Educação Anchieta, mantenedor da Faesp. A Faesp procura respeitar e viabilizar a liberdade de expressão, quer por parte dos docentes nas suas mais diversas atividades de ensino e extensão, quer por parte dos alunos, que são incentivados à participação, tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nas mais diferentes formas de representação estudantil.

A valorização do espírito crítico e do diálogo como instrumentos fundamentais à participação concorrem para a garantia da autonomia como uma das formas de incentivo à criatividade e à iniciativa, o que vem imprimir na Faesp o modelo de uma Instituição de Ensino inserida e preocupada com a transformação da realidade brasileira e, como tal, com o crescimento, a mudança e o aprimoramento do ser humano.

Pode-se afirmar que a Faesp vem se mostrando como Instituição preocupada e comprometida com as conquistas, com as buscas e a construção do saber e do repensar crítico do conhecimento, não se limitando meramente à sua reprodução e divulgação sem o repensar e o refletir. Embora caracterizada como instituição privada, estes princípios da liberdade, da autonomia, da crítica, do diálogo, da participação, da reflexão e da criatividade passaram a nortear as ações e as trajetórias nas diversas dimensões do ensino e extensão, que vêm construindo a identidade da Faculdade. Ao longo dos anos, através das experiências do dia-a-dia, estes princípios vão se firmando em torno daquilo que passou a ser o símbolo da Faculdade: ética, integração e qualidade.

GESTÃO COLEGIADA E DEMOCRÁTICA

Conforme expresso no Regimento da Faculdade, toda a Administração Superior está a cargo dos órgãos colegiados, destacando-se o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe, os Colegiados de Curso, o NDE – Núcleo Docente Estruturante de cada curso, CPA – Comissão Própria de Avaliação, que demonstra a efetiva participação da Comunidade Acadêmica na estrutura da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp.

A estes órgãos, de natureza normativa, consultiva e deliberativa, compete, entre outras atribuições, supervisionar as ações em conformidade com o estabelecido no Regimento da Faculdade, delineando rumos ao desenvolvimento da Faculdade, promover-lhe a organização e a administração de forma que venha a alcançar os objetivos e as finalidades que lhe sejam próprias.

 

OBJETIVOS

Para dar conta da sua missão institucional e atingir as metas propostas na visão institucional, a Faesp tem como objetivo geral ministrar, nas modalidades presencial e a distância, cursos que ofereçam estreita articulação com o setor produtivo, além de cumprirem de forma incondicional as normativas legais da educação superior, objetivando atender as demandas de qualificação profissional exigidas pelo mercado de trabalho, para a construção justa da sociedade.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

Observando o disposto em seu objetivo geral, e no intuito de fazer com que ele seja atingido, são objetivos específicos da Faesp:

I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II. Formar recursos humanos nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III. Disponibilizar ao mercado profissionais que tenham uma visão abrangente das mais modernas técnicas, aliando a teoria à prática;
IV. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura e, desse modo, promover o entendimento do homem em relação ao meio em que vive;
V. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
VI. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VII. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VIII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas historicamente e na instituição;
IX. Despertar a comunidade para a dimensão social e para o exercício compromissado e responsável da cidadania, assim como para a produção de bens que estejam à disposição de todos os cidadãos;
X. Desenvolver um processo educacional voltado à transformação do homem e da natureza, em benefício coletivo e em prol da preservação da vida na terra em todas as formas de sua manifestação.

institucional-fluxo

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA FAESP

DIREÇÃO GERAL

DANIEL ROBERTO DE ALMEIDA

Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração, Especialista em Administração. Possui larga experiência profissional fora do magistério e em gestão e docência do ensino superior, na graduação e pós-graduação.

DIREÇÃO ACADÊMICA

ROSANE DO CARMO MACHADO

Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Educação, Especialista em Educação. Possui larga experiência profissional em gestão e docência do ensino superior e nos demais níveis de ensino.

COORDENAÇÃO GERAL

MESTRE DÉBORA MACHADO BUENO FRANCO

DIREÇÃO ADJUNTA

MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS

COORDENAÇÃO DO EAD

PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO 

MESTRE REGINA MARIA MACHADO

NAP – NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO

MESTRE REGINA MARIA MACHADO

OUVIDORIA

MESTRE ANDERSON DE SANTANA GONÇALVES DIAS

Secretário Geral:

Esp. EVERSON FERREIRA DE ANDRADE

Recursos Humanos:

ÁLVARO AUGUSTO BUENO FRANCO FILHO

Jurídico:

GLÁUCIO JOSE DE ALMEIDA JACOPETTI

Financeiro:

DANIELE MACHADO BUENO FRANCO

EQUIPE DE COORDENAÇÃO DO CURSO

ADMINISTRAÇÃO – EAD

COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS

ADMINISTRAÇÃO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF ESPECIALISTA ÉDSON BLUM DOS PRAZERES

ARQUITETURA E URBANISMO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRA DÉBORA MACHADO BUENO FRANCO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. ESPECIALISTA ÁUREO MÁRIO DE ANDRADE

DIREITO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE MARCO AURELIO SCHLICHTA

EDUCAÇÃO FÍSICA -PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. ESPECIALISTA MAURICIO ALEXANDRE SCHREIBER

ENGENHARIA AMBIENTAL – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

ENGENHARIA CIVIL – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRA DEBORA MACHADO BUENO FRANCO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

ENGENHARIA ELETRÔNICA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. DOUTOR ANGELO AUGUSTO VALLES DE SÁ MAZZAROTTO

ESTÉTICA E COSMÉTICA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. ESPECIALISTA CAMILA MARIA RIBEIRO PACHECO

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – EAD

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – EAD

COORDENADOR PROFA. MESTRA REGINA MARIA MACHADO

JORNALISMO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRE  SUELEN HOMRICH MOTTA

LOGÍSTICA – EAD

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS 

LOGÍSTICA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CARLOS EDUARDO MARAN SANTOS 

PEDAGOGIA – EAD

COORDENADORA PROF.  MESTRE FRANCISCO MAURICIO BIENIACHESKI

PEDAGOGIA – PRESENCIAL

COORDENADORA PROFA.  MESTRA GRACIETE ABIB SIQUEIRA FRANCK 

PROCESSOS GERENCIAS – EAD

COORDENADORA PROF.  MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS 

PSICOLOGIA – PRESENCIAL

COORDENADORA PROFA.  MESTRA REGINA MARIA MACHADO 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – PRESENCIAL

COORDENADOR PROFA. MESTRE  SUELEN HOMRICH MOTTA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. ESPECILISTA ÉDSON BLUM DOS PRAZERES 

SISTEMAS BIOMÉDICOS – PRESENCIAL

COORDENADOR PROF. MESTRE CHRYSTIAN RENAN BARCELOS