LISTA DE PERIÓDICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

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Cadernos Cedes

Publicação de caráter temático dirigida a profissionais e pesquisadores da área educacional com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas nesse campo de atuação.

Cadernos da Pedagogia

Os Cadernos da Pedagogia, publicação semestral da coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, objetiva difundir os trabalhos produzidos por docentes e discentes do curso de Pedagogia dessa instituição e demais instituições da região e do Brasil, e também de pesquisadores da área educacional.

Cadernos de Pesquisa

Revista de estudos e pesquisas em educação, tem como objetivo divulgar a produção acadêmica sobre educação, gênero e raça, propiciando a troca de informações e o debate sobre as principias questões e temas emergentes da área. Privilegia a disseminação das pesquisas realizadas no país, embora publique também estudos provenientes do exterior.

Ciência & Educação

Tem a missão de publicar artigos científicos sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à educação em ciências, educação matemática e áreas afins.

Educação em Revista

Tem a missão de contribuir para a divulgação de conhecimentos científicos no campo da educação, procurando, em seu projeto, torná-los públicos para todos interessados nessa área.

Educação por Escrito

Tem como objetivo a divulgação de investigações de Programas de Pós-Graduação em Educação. Nessa perspectiva, a revista assume uma vertente editorial que se propõe a publicar, divulgar e fomentar a produção de conhecimentos, criando e incentivando publicações periódicas próprias, e também através de publicações em parcerias com outros Centros de Investigação e Instituições, nacionais e estrangeiros.

Educação, Formação & Tecnologias

A revista Educação, Formação & Tecnologias é um projeto editorial de natureza científica, criado no seio da EDUCOM – APTE [Associação Portuguesa de Telemática Educativa], que visa a divulgação de trabalhos de investigação e de reflexão relacionados com a utilização e integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e na Formação.

Educação, Teoria e Prática

A Revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação quadrimestral do Departamento de Educação/IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Câmpus de Rio Claro. Constitui-se em importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos que, ao longo de sua existência, foi fortalecendo sua vocação acadêmica no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar, deslocando-se da inserção local, para regional, nacional, com vistas à inserção internacional.

Em Aberto

Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática, com periodicidade quadrimestral, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas.

Jornal de Políticas Educacionais

Este periódico é mais um passo na trajetória do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR. Em atividade desde 2002, articulando preocupações entre o aprofundamento das discussões da área de políticas educacionais e o acompanhamento da conjuntura regional e nacional dessas políticas, os pesquisadores do núcleo entendem que uma das formas de se ampliar o debate é por meio dos periódicos dedicados ao tema.

Momentos: diálogos em Educação

A Revista MOMENTO – Diálogos em Educação, sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professoras/es e ao cotidiano escolar no contexto de diferentes níveis de ensino, contribuindo para que o debate educacional nestes específicos campos seja ampliado. Direciona-se à publicação de artigos científicos inéditos e de entrevistas, escritas em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola, que tratem de experiências docentes, práticas pedagógicas e pesquisas concluídas que atendam ao escopo da revista.

Pedagogia em Ação

É uma revista do Curso de Pedagogia da PUC Minas. Foi criada em 2009, como resposta ao anseio dos professores do curso em criar um espaço em que, além dos professores, fosse possível aos alunos a publicação das suas produções. Ela é apresentada na modalidade eletrônica, no Portal de Periódicos Eletrônicos da PUC Minas. A revista visa à publicação de artigos, comunicações, resenhas e resumos, são textos que expressam o trabalho de pesquisa do corpo docente e discente do Curso, com ênfase neste último, por carecer de espaço que acolha as suas produções.

Renote

A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação. É um periódico científico editado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 2003, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional,nacional e internacional.

Revista Brasileira de Educação

Publicação de artigos acadêmico- científicos, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944, é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas.

Revista de Estilos de Aprendizagem

A Revista de Estilos de Aprendizagem, Estudo de Estudo de Aprendizagem, durante os últimos seis anos, foi consolidado como um importante fórum científico de investigação e estudo sobre os Estilos de Aprendizagem. A mais larga de mais de 2.000 páginas publicadas de trabalhos e investigações sobre a iluminação e concretização de múltiplas facetas e consequências educativas sobre o enfoque pedagógico Estilos de Aprendizagem, com trabalhos centrados em todos os níveis de ensino e em muitos países diferentes.

Revista Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 12 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2 em Educação, e A2 em Filosofia.

Revista Educação Especial

A Revista Educação Especial, editada pela Universidade Federal de Santa Maria, objetiva veicular somente artigos inéditos na área da Educação Especial. A revista é quadrimestral, sendo que os dois primeiros números do ano atendem a demanda do fluxo contínuo e o terceiro número do ano é organizado na forma de Dossiê Temático. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições. Além disso, recusa estudos que foram também submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como aqueles encaminhados para livros ou capítulos de livros. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.

Revista Formação Docente

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e conta com a parceria da Autêntica Editora.

Revista Psico

A revista PSICO é um periódico trimestral que visa publicar resultados de pesquisas empíricas ou revisões sistemáticas na área da Ciência Psicológica, em especial estudos e experimentos englobando psicologia cognitiva, avaliação psicológica, psicologia social, psicologia do desenvolvimento, psicologia da saúde, psicologia clínica, neuropsicologia e psicobiologia. A revista publica artigos que claramente empreguem métodos de investigação na área da Psicologia e cujos resultados contribuam para o avanço da Ciência Psicológica.