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PEDAGOGIA |LICENCIATURA 

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de educação

Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

ATOS LEGAIS
• Alteração de Normal Superior – Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
(Autorizado pela Portaria nº322 de 27/01/2005 D.O.U. Nº 20 de 28/01/2005).
• Solicitação de transformação para Pedagogia – Licenciatura protocolada no Sapiens em 26/10/2006 sob Processo de nº 20060011923).
• Alteração de Pedagogia – Habilitação em Supervisão Escolar e Pedagogia Empresarial Contemporânea.
• Autorizado pela Portaria nº 2402 de 23/08/2002 D.O.U. Nº 164 de 26/08/2002.
• Reconhecido pela Portaria nº 748 de 06/10/2006 D.O.U. Nº 195 de 10/10/2006.
• Renovado o reconhecimento automaticamente, pela Portaria nº 286 de 21/12/2012 D.O.U. Nº 249 de 27/12/2012.
• Recredenciamento Portaria n 200,de 08/04/2016.
• Renovação de reconhecimento, pela Portaria Nº1091,de 24/12/2015.D.O.U.Nº249 de 30/12/2015.
VALOR DO CURSO
Mensalidade à partir de R$ 392,00*
CARGA HORÁRIA TOTAL TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
3.242 horas Tempo mínimo: 4 anos. Tempo máximo: 8 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

Desenvolver as competências necessárias à formação do profissional da educação comunicativo, reflexivo, consciente e comprometido com a realidade educacional brasileira e com o processo de transformação social. Desenvolver continuamente capacidades para atuar de forma dinâmica nas diferentes dimensões do trabalho pedagógico, nas várias esferas educacionais – escola ou outros ambientes educativos para que, na compreensão crítica da realidade sócio – educacional, intervenha no sentido da efetivação dos princípios democráticos e da emancipação humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Formar o docente com as competências necessárias para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
• Formar o docente para atuar nas diversas instâncias sociais em que se efetivem processos de organização, supervisão e práticas educativas, de modo que seja

capaz de contribuir para a universalização do saber historicamente acumulado e para a produção de novos saberes;
• Proporcionar ao docente condições para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e profissional;

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:

• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino;
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática;
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia;
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola;
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares;
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes;

As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.

Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.

1º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Ciências da Educação 68
Filosofia da Educação 68
História da Educação 68
Leitura e Produção de Texto 34
Pesquisa e Prática Pedagógica I: Introdução à Metodologia Científica 68
Psicologia do Desenvolvimento 68
Total 374
2º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Alfabetização e Letramento 68
Estágio Supervisionado I – Observação do Contexto Escolar 40
Fundamentos da Educação Infantil 68
Legislação e Políticas da Educação Brasileira 34
Psicologia da Aprendizagem 34
Sociologia da Educação 68
Tecnologias Educacionais 34
Total 346
3º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Currículos e Programas 68
Didática 68
Distúrbios/ Dificuldade da Aprendizagem 68
Estágio Supervisionado II – Observação da Prática Pedagógica 40
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 34
Jogos, Recreação e Dinâmicas De Grupo 68
Total 346
4º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Avaliação de Aprendizagem 68
Estágio Supervisionado III – Prática Pedagógica na Educação Infantil 80
Matemática Básica 34
Metodologia do Ensino da Arte 68
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 68
Planejamento Educacional 68
Total 386
5º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Diretrizes Curriculares da Educação Básica 34
Estágio Supervisionado IV – Prática Pedagógica dos Anos Iniciais e do Ensino Fundamental 80
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS 68
Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias 68
Metodologia do Ensino da Geografia 68
Metodologia do Ensino da História 68
Total 386
6º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Direitos Humanos e Educação das relações étnico-raciais, Ensino de história e cultura afro-brasileira 68
Estágio Supervisionado V – Gestão e Serviços de Apoio Escolar 80
Fundamentos da Psicopedagogia 68
Gestão Pedagógica e Organização do Trabalho Pedagógico 68
Metodologia do Ensino da Ciências 68
Metodologia do Ensino da Matemática 68
Total 386
7º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Avaliação Institucional 34
Educação Ambiental 68
Educação em Contexto não Escolar 34
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos 68
Metodologia do Ensino da Educação Física 68
Pedagogia Hospitalar 34
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso I 140
Total 446
8º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Educação Especial e Inclusiva 68
Gestão de Pessoas 68
Laboratório de Ensino e Aprendizagem 68
Psicomotricidade 34
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – Pesquisa e Prática II 140
Total 412
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 160
Total 3242

Campus CIC

Endereço:

Rua Pedro Gusso, 4150
Cidade Industrial | CEP 81315 000
Curitiba – PR

Fone: 41 3069-4040

 

 

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