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PEDAGOGIA |LICENCIATURA
O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de educação
Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
ATOS LEGAIS | ||
• Alteração de Normal Superior – Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Autorizado pela Portaria nº322 de 27/01/2005 D.O.U. Nº 20 de 28/01/2005). • Solicitação de transformação para Pedagogia – Licenciatura protocolada no Sapiens em 26/10/2006 sob Processo de nº 20060011923). • Alteração de Pedagogia – Habilitação em Supervisão Escolar e Pedagogia Empresarial Contemporânea. • Autorizado pela Portaria nº 2402 de 23/08/2002 D.O.U. Nº 164 de 26/08/2002. • Reconhecido pela Portaria nº 748 de 06/10/2006 D.O.U. Nº 195 de 10/10/2006. • Renovado o reconhecimento automaticamente, pela Portaria nº 286 de 21/12/2012 D.O.U. Nº 249 de 27/12/2012. • Recredenciamento Portaria n 200,de 08/04/2016. • Renovação de reconhecimento, pela Portaria Nº1091,de 24/12/2015.D.O.U.Nº249 de 30/12/2015. |
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VALOR DO CURSO | ||
Mensalidade à partir de R$ 392,00* | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO | |
3.260 horas | Tempo mínimo: 4 anos. | Tempo máximo: 8 anos. |
* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.
Desenvolver as competências necessárias à formação do profissional da educação comunicativo, reflexivo, consciente e comprometido com a realidade educacional brasileira e com o processo de transformação social. Desenvolver continuamente capacidades para atuar de forma dinâmica nas diferentes dimensões do trabalho pedagógico, nas várias esferas educacionais – escola ou outros ambientes educativos para que, na compreensão crítica da realidade sócio – educacional, intervenha no sentido da efetivação dos princípios democráticos e da emancipação humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Formar o docente com as competências necessárias para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
• Formar o docente para atuar nas diversas instâncias sociais em que se efetivem processos de organização, supervisão e práticas educativas, de modo que seja
capaz de contribuir para a universalização do saber historicamente acumulado e para a produção de novos saberes;
• Proporcionar ao docente condições para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e profissional;
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da FAESP – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino;
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática;
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia;
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola;
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares;
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes;
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
Campus CIC
Endereço:
Rua Pedro Gusso, 4150
Cidade Industrial | CEP 81315 000
Curitiba – PR
Fone: 41 3069-4040
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