Empresas de telecomunicação terão que levar internet de qualidade as escolas

Conexões extremamente rápidas, chamadas de vídeo com melhor qualidade, estabilidade, tempo ágil para baixar filmes, carros e semáforos podendo estar conectados ao mesmo tempo, transportes públicos automatizados. Tudo isso e mais é prometido pela 5ª geração de internet móvel. Especialistas afirmam que será uma revolução na forma de nos conectar.

Em alguns países o 5G já é uma realidade como os Estados Unidos, Coreia do Sul e China. No Brasil, após adiamentos o primeiro passo para  implantação foi dado e o Leilão do 5G aconteceu no dia 5 de novembro de 2021.

As empresas que venceram os lotes de 26GHz terão de levar internet de qualidade às escolas de educação básica do país. É uma contrapartida pelo direito que elas terão de explorar o espectro. Essa já é uma das missões que o 5G trará na educação, democratizar o ensino e futuramente apagar qualquer desafio que possa ocorrer no ensino à distância, como conexão ruim, lentidão e problema com videochamadas, beneficiando não somente o ensino presencial, mas também à distância.

A UniEnsino – Centro Universitário de Ensino, ciência e tecnologia do Paraná oferece cursos à distância desde 2016, possibilitando que o ensino de qualidade fosse ampliado para diversos municípios e estados brasileiros. Em 2020, em decorrência a pandemia da Covid-19, essa realidade foi experimentada por todos, demonstrando que a tecnologia nos auxilia no aprendizado mesmo de forma remota.

Este ano, novos cursos técnicos no formato EaD foram lançados, atendendo a necessidade de alunos que querem se capacitar, mas de maneira flexível, respeitando as limitações de sua rotina. O ensino remoto é uma forma de democratizar os estudos e chegar a mais pessoas, respeitando a realidade de cada indivíduo e o 5G vem aí para quebrar barreiras e abrir mais portas para o ensino presencial e à distância.

Postagens Recentes