CURSOS PRESENCIAIS

engenhariaproducao-logo

O URL do vídeo hospedado socialmente está vazia.

INSCREVA-SE NO CURSO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO | BACHARELADO 

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção, bacharelado, da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, FAESP, foi baseado na análise da conjuntura e do cenário regional, e foi elaborado com o objetivo de assumir o compromisso explícito em colaborar com o desenvolvimento da sociedade, orientar e desenvolver iniciativas que aumentem a qualidade do ensino, e com ela a formação de graduados comprometidos com: uma educação igualitária, o progresso da sociedade, a sustentabilidade do planeta, os impactos da sociedade sobre ele e as várias nuances empresariais, sociais e logísticos. Nesse sentido, almeja ser um curso superior de referência, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento educacional e participar da inserção de profissionais no mercado de trabalho.

Acredita-se que as instituições de educação superior contemporâneas não devem permanecer alienadas do contexto cultural em que atuam, mas devem contribuir direta ou indiretamente para a solução de seus problemas, estando sempre sintonizadas com as tendências educacionais mais elaboradas.

O Curso de Engenharia de Produção foi idealizado para uma concepção competente e de qualidade, agregando à formação do aluno competências e habilidades para trabalhar também com as adversidades, apoiado em estruturação acadêmica sólida. Para tal idealização, a FAESP inspirou-se nas novas tendências educacionais e no movimento de educação inclusiva, com reais condições de permanência do aluno, no sentido do desenvolvimento das potencialidades e visando realizar suas expectativas de escolarização e participação social.

Para tanto, desenvolveu uma proposta pedagógica capaz de colocar o aluno em diferentes processos e práticas, visando à melhoria das condições de vida e de impactos da sociedade, que também atenda à demanda profissional e a representação efetiva dos envolvidos nas questões socioeconômicas e empresariais.

Face ao exposto, a FAESP é sabedora da necessidade de formar agentes com atitudes críticas-reflexivas, bons conhecimentos técnico-científicos e principalmente comprometidos com a construção de práticas sociais e cidadãs capazes de inferir na realidade social, empresarial e transformá-las.

Neste sentido, contempla uma formação fundamentada na interdisciplinaridade, na contextualização, na democratização, na pertinência e na relevância social, empresarial e ambiental, na ética e no relacionamento humano. Para tal, elencou um rol de disciplinas, proporcionando o inter-relacionamento dos conhecimentos técnicos e práticos, a leitura das relações sociais, empresariais e financeiras também dos processos educativos por estas desencadeados, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão.

Assim, a FAESP tem como diretriz uma formação que combine e equilibre o desenvolvimento técnico e humanístico e que promova a visão sistêmica do estudante. Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a realidade social e empresarial, enquanto partícipe de sua construção qualitativa, ao tempo em que assumirá o exercício profissional na direção da resolução das questões sociais e empresariais.

Para realizar essa missão, a FAESP também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior deva ser possuidora de uma política de graduação teoricamente rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.

Neste sentido, este projeto apresenta a fundamentação para composição de uma matriz curricular adequada ao curso, visando à fase de implantação e de seu aperfeiçoamento. A busca do aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico está caracterizada na evolução contínua da melhoria e formação educacional inteirada pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

ATOS LEGAIS
Autorizado pela Portaria nº 209, de 27/03/2014; D.O.U. nº 60 de 28/03/2014.
VALOR DO CURSO
Mensalidade à partir de R$ 799,20*
CARGA HORÁRIA TOTAL TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
3.708 horas Tempo mínimo: 5 anos. Tempo máximo: 10 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

– OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de Engenharia consiste em capacitar os seus alunos para atuar em diferentes áreas da engenharia de produção, dotando dos conhecimentos requeridos para o exercício das respectivas competências e habilidades, desenvolvendo uma sólida formação básica, aliadas aos conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos produtivos, valorizando uma formação cuja base se apoia em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância aos imperativos do mercado internacional economicamente competitivo. Os objetivos são traduzidos pelo projeto pedagógico do curso e suas atividades formativas. Os objetivos são traduzidos pelo projeto pedagógico do curso e suas atividades formativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Formar profissionais com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, interdependente que participem no desenvolvimento da sociedade brasileira;
• Incentivar a investigação científica, buscando o desenvolvimento da ciência tecnológica bem como à difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
• Desenvolver atividades que visem e elaboração de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências;
• Capacitar profissionais a supervisionarem e monitorarem os diferentes compartimentos do meio ambiente produtivo, propondo soluções;

• Promover a integração homem-natureza como componente de um mesmo sistema. Estimular a adoção dos princípios da sustentabilidade em todas as propostas e ações;
• Gerar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.
• Fornecer aos alunos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos construindo o núcleo comum.
• Oferecer um currículo moderno com noções de economia, administração, legislação, normalização e controle do meio ambiente, entre outros, capacitando assim, o engenheiro a um trabalho interdisciplinar.

A indústria brasileira passa por grandes transformações tecnológicas, culturais, éticas e de conceitos de produtividade, para tornar-se competitiva e concorrer no mercado interno e mundial, cada vez mais exigentes quanto à qualidade, diversidade e custo dos produtos. Sendo assim, o egresso do Curso de Engenharia de Produção é o de ser capaz de mobilizar recursos e adaptá-los de forma criativa, dinâmica, realizando um papel empreendedor e de solucionador de problemas. Deve ser ligado e conhecedor das organizações do mercado, em suas diversas fases da Cadeia de suprimento, permitindo uma visão global dos processos organizacionais de mercado e sociais.

Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. A engenharia demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar um perfil profissional capaz de agir junto às outras especialidades.

O Projeto pedagógico do curso considerou os elementos abaixo para fundamentar as disciplinas e a estrutura formativa dando ao egresso um perfil voltado às necessidades de mercado de forma a se tornar competitivo e atender aos itens mencionados.

A partir deste contexto, deverão são as competências e habilidades do egresso do Curso de Produção e têm a capacidade de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
• Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Possui atuação em diversas áreas como no desenvolvimento organizacional da empresa, Engenharia do Trabalho, planejamento e controle da produção e na agroindústria. O profissional também é requisitado por muitas empresas de manufatura e fabricação e também por empresas de serviços.

1º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo I 64
Técnicas de Comunicação 32
Introdução à Engenharia 64
Mecânica 64
Química Geral 64
Desenho Assistido por Computador 32
Total 320
2º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo II 64
Álgebra e Geometria Analítica 64
Movimento Ondulatório e Ótica 64
Planejamento e Gestão Estratégica 64
Técnica de Programação 64
Total 320
3º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Engenharia de Custos e Economia 64
Cálculo III 64
Eletromagnetismo 64
Programação de Máquinas e Automação 64
Termodinâmica 64
Total 320
4º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo IV 64
Sistema de Gestão Integrado 64
Ciência e Tecnologia dos Materiais 64
Processos de Fabricação 64
Estatística 64
Total 320
5º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Legislação e Educação das Relações Étnicos Raciais 32
Eletrotécnica 64
Métodos Numéricos 64
Engenharia de Segurança do Trabalho 64
Fenômenos de Transporte 64
Auditoria em Sistemas de Gestão Integrada 32
Total 320
6º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Administração e Organização Empresarial 64
Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos 64
Mecânica dos Sólidos 64
Hidráulica Aplicada 64
Utilização dos Recursos Naturais na Indústria 64
Total 320
7º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Projeto de Produto 64
Engenharia de Métodos 64
Planejamento e Controle da Produção 64
Projeto e Sistema de Informação 32
Sistema de Controle e Instrumentação 32
Gestão da Tecnologia 32
Administração de Materiais 32
Total 320
8º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Pesquisa Operacional 64
Planejamento e Controle de Projeto 64
Administração de Marketing 64
Gestão e Operação em Serviços 64
Manutenção dos Sistemas de Produção 64
Total 320
9º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Gestão e Projeto de Fábrica 64
Trabalho de Conclusão de Curso I 100
Sistema Integrado de Produção 64
Optativa I – Tópicos Especiais I 64
Optativa I – Língua Brasileira de Sinais (Libras) 64
Logística e Cadeia de Suprimentos 64
Total 420
10º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Estágio Supervisionado 300
Trabalho de Conclusão de Curso II 100
Gestão da Qualidade 64
Automação e Robótica 64
Total 528
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
Total 3708

Campus CIC

Endereço:

Rua Pedro Gusso, 4150
Cidade Industrial | CEP 81315 000
Curitiba – PR

Fone: 41 3069-4040

SE INTERESSOU? ENTÃO CLIQUE NO BOTÃO AO LADO E INSCREVA-SE