CURSOS PRESENCIAIS

engenhariaproducao-logo

O URL do vídeo hospedado socialmente está vazia.

INSCREVA-SE NO CURSO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO | BACHARELADO 

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção, bacharelado, da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, FAESP, foi baseado na análise da conjuntura e do cenário regional, e foi elaborado com o objetivo de assumir o compromisso explícito em colaborar com o desenvolvimento da sociedade, orientar e desenvolver iniciativas que aumentem a qualidade do ensino, e com ela a formação de graduados comprometidos com: uma educação igualitária, o progresso da sociedade, a sustentabilidade do planeta, os impactos da sociedade sobre ele e as várias nuances empresariais, sociais e logísticos. Nesse sentido, almeja ser um curso superior de referência, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento educacional e participar da inserção de profissionais no mercado de trabalho.

Acredita-se que as instituições de educação superior contemporâneas não devem permanecer alienadas do contexto cultural em que atuam, mas devem contribuir direta ou indiretamente para a solução de seus problemas, estando sempre sintonizadas com as tendências educacionais mais elaboradas.

O Curso de Engenharia de Produção foi idealizado para uma concepção competente e de qualidade, agregando à formação do aluno competências e habilidades para trabalhar também com as adversidades, apoiado em estruturação acadêmica sólida. Para tal idealização, a FAESP inspirou-se nas novas tendências educacionais e no movimento de educação inclusiva, com reais condições de permanência do aluno, no sentido do desenvolvimento das potencialidades e visando realizar suas expectativas de escolarização e participação social.

Para tanto, desenvolveu uma proposta pedagógica capaz de colocar o aluno em diferentes processos e práticas, visando à melhoria das condições de vida e de impactos da sociedade, que também atenda à demanda profissional e a representação efetiva dos envolvidos nas questões socioeconômicas e empresariais.

Face ao exposto, a FAESP é sabedora da necessidade de formar agentes com atitudes críticas-reflexivas, bons conhecimentos técnico-científicos e principalmente comprometidos com a construção de práticas sociais e cidadãs capazes de inferir na realidade social, empresarial e transformá-las.

Neste sentido, contempla uma formação fundamentada na interdisciplinaridade, na contextualização, na democratização, na pertinência e na relevância social, empresarial e ambiental, na ética e no relacionamento humano. Para tal, elencou um rol de disciplinas, proporcionando o inter-relacionamento dos conhecimentos técnicos e práticos, a leitura das relações sociais, empresariais e financeiras também dos processos educativos por estas desencadeados, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão.

Assim, a FAESP tem como diretriz uma formação que combine e equilibre o desenvolvimento técnico e humanístico e que promova a visão sistêmica do estudante. Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a realidade social e empresarial, enquanto partícipe de sua construção qualitativa, ao tempo em que assumirá o exercício profissional na direção da resolução das questões sociais e empresariais.

Para realizar essa missão, a FAESP também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior deva ser possuidora de uma política de graduação teoricamente rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.

Neste sentido, este projeto apresenta a fundamentação para composição de uma matriz curricular adequada ao curso, visando à fase de implantação e de seu aperfeiçoamento. A busca do aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico está caracterizada na evolução contínua da melhoria e formação educacional inteirada pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

ATOS LEGAIS
Autorizado pela Portaria nº 209, de 27/03/2014; D.O.U. nº 60 de 28/03/2014.
VALOR DO CURSO
Mensalidade à partir de R$ 799,20*
CARGA HORÁRIA TOTAL TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
3.826 horas Tempo mínimo: 5 anos. Tempo máximo: 10 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

– OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de Engenharia consiste em capacitar os seus alunos para atuar em diferentes áreas da engenharia de produção, dotando dos conhecimentos requeridos para o exercício das respectivas competências e habilidades, desenvolvendo uma sólida formação básica, aliadas aos conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos produtivos, valorizando uma formação cuja base se apoia em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância aos imperativos do mercado internacional economicamente competitivo. Os objetivos são traduzidos pelo projeto pedagógico do curso e suas atividades formativas. Os objetivos são traduzidos pelo projeto pedagógico do curso e suas atividades formativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Formar profissionais com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, interdependente que participem no desenvolvimento da sociedade brasileira;
• Incentivar a investigação científica, buscando o desenvolvimento da ciência tecnológica bem como à difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
• Desenvolver atividades que visem e elaboração de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências;
• Capacitar profissionais a supervisionarem e monitorarem os diferentes compartimentos do meio ambiente produtivo, propondo soluções;

• Promover a integração homem-natureza como componente de um mesmo sistema. Estimular a adoção dos princípios da sustentabilidade em todas as propostas e ações;
• Gerar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.
• Fornecer aos alunos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos construindo o núcleo comum.
• Oferecer um currículo moderno com noções de economia, administração, legislação, normalização e controle do meio ambiente, entre outros, capacitando assim, o engenheiro a um trabalho interdisciplinar.

A indústria brasileira passa por grandes transformações tecnológicas, culturais, éticas e de conceitos de produtividade, para tornar-se competitiva e concorrer no mercado interno e mundial, cada vez mais exigentes quanto à qualidade, diversidade e custo dos produtos. Sendo assim, o egresso do Curso de Engenharia de Produção é o de ser capaz de mobilizar recursos e adaptá-los de forma criativa, dinâmica, realizando um papel empreendedor e de solucionador de problemas. Deve ser ligado e conhecedor das organizações do mercado, em suas diversas fases da Cadeia de suprimento, permitindo uma visão global dos processos organizacionais de mercado e sociais.

Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. A engenharia demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar um perfil profissional capaz de agir junto às outras especialidades.

O Projeto pedagógico do curso considerou os elementos abaixo para fundamentar as disciplinas e a estrutura formativa dando ao egresso um perfil voltado às necessidades de mercado de forma a se tornar competitivo e atender aos itens mencionados.

A partir deste contexto, deverão são as competências e habilidades do egresso do Curso de Produção e têm a capacidade de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
• Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Possui atuação em diversas áreas como no desenvolvimento organizacional da empresa, Engenharia do Trabalho, planejamento e controle da produção e na agroindústria. O profissional também é requisitado por muitas empresas de manufatura e fabricação e também por empresas de serviços.

Campus CIC

Endereço:

Rua Pedro Gusso, 4150
Cidade Industrial | CEP 81315 000
Curitiba – PR

Fone: 41 3069-4040

SE INTERESSOU? ENTÃO CLIQUE NO BOTÃO AO LADO E INSCREVA-SE