CURSOS PRESENCIAIS

engenhariacivil-logo

O URL do vídeo hospedado socialmente está vazia.

INSCREVA-SE NO CURSO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO

ENGENHARIA CIVIL | BACHARELADO 

O Curso de Engenharia Civil foi concebido como uma ferramenta para a formação de um profissional capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Dentro dessa concepção as várias dimensões da engenharia civil são contempladas, através da grade curricular e da utilização dos laboratórios, atividades complementares e programas específicos. Tais atividades visam além da forte capacitação técnica do engenheiro, a sua formação humanística orientada por valores da ética, da moral, da compreensão das características da população brasileira e a sua diversidade étnica e cultural, da responsabilidade social e ambiental em atendimento às demandas da sociedade.

Esse perfil contribui para o desenvolvimento das empresas e do próprio país. O efeito multiplicador dissemina a cultura compartilhada no curso e os valores por ele repassados ao acadêmico. Dessa forma, o Curso de Engenharia Civil está estruturado sobre eixos temáticos bem consolidados com vistas a formar técnica e humanisticamente um engenheiro com competência e habilidades necessárias para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.

Os eixos de formação básica, profissional e complementar com cunho teórico se consolidam enquanto à prática é incorporada e exercida nos laboratórios e programas criados especialmente para atender ao propósito da formação profissional do discente. A concepção desse curso atribui a maior importância

à integração entre os campos teórico e prático. Esses fatores são trabalhados de forma básica e constante para a compreensão do fenômeno estudado. Nos primeiros períodos do curso a inclusão da teoria visa estabelecer de maneira sólida e consistente a sua prática nas organizações.

O curso valoriza e estimula vivamente a atitude participativa do acadêmico no processo de construção do seu conhecimento. A dimensão ensino-aprendizagem norteia as disciplinas constantes da grade curricular, além de definir o modo de operação dos programas estabelecidos nesse projeto.

A velocidade com que os paradigmas são quebrados exige dos acadêmicos não somente a capacidade de aprender as sínteses estabelecidas, mas também de reformulá-las quando necessário. Essa proposição requer a competência de estar constantemente atento e saber interpretar o ambiente no qual as organizações estão inseridas.

Dessa forma, o Curso de Engenharia Civil visa formar profissionais com conhecimento amplo, que proporcione a integração entre os diversos aspectos da engenharia civil. O curso se insere em um momento determinante da economia nacional de novas necessidades educacionais para um mercado em constante crescimento caracterizando o contexto em que o mesmo se encontra inserido.

ATOS LEGAIS
Autorizado pela Portaria nº 133, de 06 de maio de 2016; D.O.U. nº 87 de 09/05/2016.
VALOR DO CURSO
Mensalidade à partir de R$ 1.030,40*
CARGA HORÁRIA TOTAL TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
3.872 horas Tempo mínimo: 5 anos. Tempo máximo: 10 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

– OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de Engenharia Civil consiste em capacitar os seus alunos para atuar em diferentes áreas da engenharia civil, dotando dos conhecimentos requeridos para o exercício das respectivas competências e habilidades, desenvolvendo uma sólida formação básica, aliadas aos conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos construtivos e produtivos, valorizando uma formação cuja base se apoia em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância aos imperativos do mercado internacional economicamente competitivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia;
• Utilizar conhecimentos de economia, administração, legislação, normalização e controle do meio ambiente, entre outros, para as ações propostas;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos da indústria da construção civil;
• Desenvolver atividades que visem e elaboração de produtos e processos, inclusive de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia e projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas de construção civil;
• Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas de construção civil;

• Adotar princípios de sustentabilidade nas propostas e ações;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar ética e responsabilidade social nas atividades desenvolvidas;
• Identificar processos de degradação do meio ambiente e propor mecanismos de recuperação ambiental, respeitando a condição social, cultural e econômica da comunidade;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Promover a integração homem-natureza como componente de um mesmo sistema;
• Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
• Desenvolver atitude de atualização profissional permanente.

O curso de graduação em Engenharia Civil, bacharelado, tem como perfil do egresso, profissional com formação crítica e reflexiva, capacitado a analisar, identificar e resolver problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de habilitar o engenheiro para atuar nas fases de projeto, execução e manutenção de obras de engenharia civil com visão ética e humanística em atendimento às necessidades da sociedade.

Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. O curso de Engenharia Civil demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar um perfil profissional capaz de agir junto às outras especialidades.

No âmbito dos conselhos regionais tem-se o estabelecimento das atribuições que o engenheiro civil deve desempenhar seus serviços, afins e correlatos, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas.

Para os serviços elencados acima o engenheiro civil poderá desempenhar as atividades de supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; Assistência, assessoria e consultoria; Direção de obra e serviço técnico; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; Desempenho de cargo e função técnica; Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; Elaboração de orçamento; Padronização, mensuração e controle de qualidade; Execução de obra e serviço técnico; Fiscalização de obra e serviço técnico; Produção técnica e especializada; Condução de trabalho técnico; Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Execução de instalação, montagem e reparo; Operação e manutenção de equipamento e instalação; e Execução de desenho técnico.

Verifica-se através de seu projeto pedagógico que o perfil do egresso proposto para o curso de Engenharia Civil atende às necessidades dos alunos e do mercado no qual estão inseridos provendo um grande diferencial competitivo à Instituição e seu egresso ao fornecer para o mercado, profissional altamente capacitado.

O perfil do egresso da Faesp é de um profissional com grande conhecimento teórico-prático voltado para a construção civil de edificações, de modo a atender a alta demanda do mercado de trabalho brasileiro. Para isso, a Faesp possui em sua matriz curricular disciplinas em que os alunos têm aulas teóricas em sala de aula e aulas prática nos Laboratórios de Física, Química, Informática, Geologia, Laboratório de Fenômenos de Transporte e Hidráulica Laboratório de Materiais de Construção e Processos Construtivos Laboratório de Mecânica dos Solos, Laboratório de Resistência dos Materiais, Laboratório Topográfico, Laboratório de Tratamento de água e efluente, Laboratório de Instalações Elétrico-telefônicas, entre outras, que embasam o aluno para a realização de obras, sempre considerando questões de educação ambiental decorrentes da construção civil. O objetivo é capacitar o aluno a desenvolver projetos com qualidade – seguindo as normas da ABNT e as leis vigentes – e a executar as obras com segurança e qualidade, de forma econômica e sustentável.

Para se alcançar os resultados pretendidos no item anterior, de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia, o profissional Engenheiro Civil deve ser capaz de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar Trabalhos e serviços de engenharia;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Avaliar a viabilidade econômica de Trabalhos de engenharia.

Possui atuação na emissão de laudos técnicos, edificações residenciais, comerciais e industriais, estruturas e fundações, obras hidráulicas e de saneamento, obras de infraestrutura, obras de transporte e administração predial. Há oportunidades de emprego para o engenheiro civil em empresas privadas e órgãos públicos, além de poder atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas em cursos técnicos e de nível superior.

1º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo Diferencial e Integral I 64
Física Geral e Experimental I 64
Informática Aplicada a Engenharia Civil 64
Introdução a Engenharia Civil 64
Química Aplicada a Engenharia Civil 64
Total 320
2º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo Diferencial e Integral II 64
Desenho Técnico 64
Física Geral Experimental II 64
Geometria Analítica e Descritiva 64
Gestão Ambiental na Engenharia Civil 64
Total 320
3º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Administração na Construção Civil 64
Cálculo Diferencial e Integral III 64
Cálculo Numérico 64
Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena 64
Física Geral e Experimental III 64
Total 320
4º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Arquitetura e Urbanismo 64
Comunicação Empresarial 32
Conforto Ambiental 32
Estatística e Probabilidade 64
Geologia 64
Hidráulica I 64
Total 320
5º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
 Fenômeno de Transportes 64
 Materiais de Construção I 64
 Mecânica das Estruturas I 64
 Resistência dos Materiais I 64
 Topografia I 64
Total 320
6º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Hidráulica II 64
Materiais de Construção II 64
Mecânica dos Solos 64
Resistência Dos Materiais II 64
Topografia II 64
Total 320
7º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
 Construção em Concreto Estrutural I 64
 Construções em Aço 64
 Engenharia de Segurança 64
 Mecânica das Estruturas II 64
 Optativa: Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; Controle e Planejamento Energético; Língua Brasileira de Sinais – Libras 64
Total 320
8º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
 Análise e Projetos de Transporte 64
 Construção em Concreto Estrutural II 64
 Fundações e Obras de Terra 64
 Instalações Elétrico-Telefônicas 32
 Instalações Hidro-Sanitárias 64
 Tecnologia da Construção e Processos Construtivos 32
Total 320
9º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
 Estágio Supervisionado I 150
 Estradas e Pavimentações 64
 Planejamento e Orçamento 64
 Pontes e Grandes Estruturas 64
 TCC – Trabalho de Conclusão de Curso I 150
 Tópicos Especiais em Engenharia Civil 64
Total 556
10º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
 Avaliações e Pericias 64
 Construções em Madeira 64
 Engenharia Econômica 64
 Estágio Supervisionado II 150
 Saneamento 64
 TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II 150
Total 556
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
Total 3872

CAMPUS Hauer / Boqueirão

Endereço:

Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, 1222
Boqueirão | CEP 81670-430
Curitiba – PR

Fone: 41 3123-7500

SE INTERESSOU? ENTÃO CLIQUE NO BOTÃO AO LADO E INSCREVA-SE