engenhariaambiental-logo

O URL do vídeo hospedado socialmente está vazia.

INSCREVA-SE NO CURSO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO

ENGENHARIA AMBIENTAL | BACHARELADO 

O curso de Engenharia Ambiental da FAESP foi idealizado, para uma concepção competente e de qualidade, agregando à formação do aluno competências e habilidades para trabalhar também com as adversidades e oportunidades presentes no mundo contemporâneo, apoiado em estruturação acadêmica sólida. Para tal idealização, a FAESP, inspirou-se nas novas tendências educacionais e no movimento de educação inclusiva, com reais condições de permanência do aluno, desenvolvendo-lhes as potencialidades e visando realizar suas expectativas de escolarização e participação social.

Para tanto, desenvolveu uma proposta pedagógica capaz de colocar o aluno em diferentes processos e práticas visando à profissionalização do engenheiro ambiental, profissional este capaz de atuar para a melhoria das condições de vida e de desenvolvimento econômico e científico-tecnológico, respeitando o meio ambiente e atento às questões socioambientais.

Face ao exposto, a FAESP é sabedora da necessidade de formar agentes com atitudes crítico-reflexivas, sólidos conhecimentos técnico-científicos e

principalmente comprometidos com a construção de práticas sociais e cidadãs capazes de inferir na realidade social, ambiental e transformá-las.

Neste sentido, contempla uma formação fundamentada na interdisciplinaridade, na contextualização, na democratização, na pertinência e na relevância social, ambiental, econômica e científico-tecnológica, na ética e no relacionamento humano. Para tal, elencou um rol de disciplinas, proporcionando o inter-relacionamento dos conhecimentos técnicos e práticos, a leitura das relações sociais e ambientais e também dos processos educativos por estas desencadeados, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão.

A FAESP forma profissionais da área de Engenharia Ambiental com sólido conhecimento técnico-científico multidisciplinar sobre o meio ambiente urbano e natural e os impactos antrópicos causados pela urbanização, com enfoque nas técnicas de engenharia utilizadas para mitigar estes impactos visando a gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

ATOS LEGAIS
• Renovação de Reconhecimento nº Portaria Nº1091, de 24/12/2015. D.O.U. Nº 249 de 30/12/2015.
VALOR DO CURSO
Mensalidade à partir de R$ 350,00*
CARGA HORÁRIA TOTAL TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
3.880 horas Tempo mínimo: 5 anos. Tempo máximo: 10 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

– OBJETIVO DO CURSO

Formar profissionais qualificados para atuarem em atividades científicas e tecnológicas no campo da engenharia ambiental e nos processos da organização e gestão das empresas e demais órgãos públicos e privados, que desenvolvam atividades ligadas ao meio ambiente e desenvolvimento econômico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Planejar e otimizar o uso de áreas urbanas e rurais sob a perspectiva ambiental;
• Possibilitar estudos relacionados à educação ambiental e ao trabalho, frente às novas exigências da sociedade contemporânea;
• Desenvolver diretrizes para regularização e normatização de produtos e processos relacionados com a área do meio ambiente;
• Avaliar sistemas de modelagem ambiental e definir indicadores ambientais junto à sociedade;
• Desenvolver atitudes de compromisso com a gestão participativa em

Trabalhos ambientais;
• Construir e reconstruir, ao longo do curso, uma postura ética condizente com as novas exigências e compromissos ambientais dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável;
• Promover oportunidades para que o acadêmico possa tornar-se consciente de sua função como agente construtor do futuro e transformador das realidades presentes no país e em suas regiões.

As exigências sociais e mercadológicas atuais apontam para um profissional com novo perfil de qualificação, ou seja, com conhecimentos diferenciados, criatividade intelectual, capacidade analítica, competência ao trabalho coletivo e relações humanas e interpessoais, preparado para a tomada de decisões, para uma prática mais compreensiva, abrangente e humana.

Para tanto, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da FAESP visa como perfil do formando egresso/profissional o Engenheiro Ambiental, qualificado para aplicar os conhecimentos da área de Engenharia na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, em conformidade com a CNE 11/2002, tem como perfil do formando egresso o engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Ambiental formado pela FAESP será um profissional versátil, em condições de garantir que as atividades econômicas e industriais sejam ecologicamente balanceadas e estejam de acordo com as leis e normas ambientais municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Ou seja, um profissional apto para aplicar os conhecimentos da área de engenharia na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e estar capacitado para projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

Este profissional assim formado estará apto a coordenar e supervisionar equipes multidisciplinares e interdisciplinares; atuar como colaborador ou executivo na implantação de Sistemas Integrados de Gestão Ambiental (SGAs); em Trabalhos de avaliação de riscos, mitigação de impactos e como prestador de serviços ou consultor de empresas na categoria de freelancer ou em empresa própria; ou ainda como profissional acadêmico, exercendo atividades de ensino e pesquisa. Esta atuação se dá em todos os níveis em que o fator ambiental seja preponderante, tanto nos centros urbanos como no campo, onde o profissional deverá atuar na identificação e resolução de problemas, sempre levando em conta seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, e em atendimento às demandas da sociedade.

Estará habilitado também a conciliar, a partir dos melhores conhecimentos existentes, o binômio ambiente/desenvolvimento, e capacitado a práticas voltadas para o aproveitamento racional dos recursos naturais, aí incluídas as tarefas de recuperação ambiental, prevenção de danos e conservação de recursos.

Para se alcançar os resultados pretendidos no item anterior, de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia, o profissional Engenheiro Ambiental deve ser capaz de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar Trabalhos e serviços de engenharia;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Avaliar a viabilidade econômica de Trabalhos de engenharia.

Possui atuação em empresas públicas, privadas e órgãos do governo ligados ao meio ambiente, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais. Companhias de saneamento e oportunidades em consultorias que trabalham com projetos na área ambiental são outras oportunidades na carreira.

1º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo I 64
Técnicas de Comunicação 32
Introdução à Engenharia 64
Mecânica 64
Química Geral 64
Desenho Assistido por Computador 32
Total 320
2º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo II 64
Álgebra e Geometria Analítica 64
Movimento Ondulatório e Ótica 64
Resíduos Sólidos 64
Técnica de Programação 64
Total 320
3º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Engenharia de Custos e Economia 64
Cálculo III 64
Eletromagnetismo 64
Geologia Geral 64
Termodinâmica 64
Total 320
4º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Cálculo IV 64
Sistema de Gestão Integrado 64
Ciência e Tecnologia dos Materiais 64
Análise e Modelagem 64
Estatística 64
Total 320
5º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Legislação e Educação das Relações Étnicos Raciais 32
Cartografia 64
Métodos Numéricos 64
Engenharia de Segurança do Trabalho 64
Fenômenos de Transporte 64
Auditoria em Sistemas de Gestão Integrada 32
Total 320
6º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Administração e Organização Empresarial 64
Climatologia e Meterologia 64
Mecânica dos Sólidos 64
Hidráulica Aplicada 64
Utilização dos Recursos Naturais na Indústria 64
Total 320
7º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Poluição de Solos 32
Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos 64
Avaliação de Impactos Ambientais 64
Direito e Legislação Ambiental 32
Biologia Geral 32
Química Analítica 32
Geoprocessamento 64
Total 320
8º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Recuperação de Áreas Degradadas 64
Ecologia Aplicada à Engenharia Ambiental 64
Química Orgânica 64
Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água 64
Poluição Atmosférica 32
Bioquímica 32
Total 320
9º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
Microbiologia 32
Operações Unitárias 32
Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais 64
Monitoramento Ambiental 64
Trabalho de Conclusão de Curso I 100
Optativa I: Língua Brasileira de Sinais – Libras; Tópicos Especiais I; Tópicos Especiais II 64
Total 420
10º PERÍODO | DISCIPLINAS CH
 Estágio Supervisionado 300
 Trabalho de Conclusão de Curso II 100
 Produção de Energia Sustentável 64
 Optativa II: Língua Brasileira de Sinais – Libras; Tópicos Especiais I; Tópicos Especiais II 32
Total 496
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
Total 3612

Campus CIC (Noite)

Endereço:

Rua Pedro Gusso, 4150
Cidade Industrial | CEP 81315 000
Curitiba – PR

Fone: 41 3069-4040

SE INTERESSOU? ENTÃO CLIQUE NO BOTÃO AO LADO E INSCREVA-SE