engenhariaambiental-logo

O URL do vídeo hospedado socialmente está vazia.

INSCREVA-SE NO CURSO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO

ENGENHARIA AMBIENTAL | BACHARELADO 

O curso de Engenharia Ambiental da FAESP foi idealizado, para uma concepção competente e de qualidade, agregando à formação do aluno competências e habilidades para trabalhar também com as adversidades e oportunidades presentes no mundo contemporâneo, apoiado em estruturação acadêmica sólida. Para tal idealização, a FAESP, inspirou-se nas novas tendências educacionais e no movimento de educação inclusiva, com reais condições de permanência do aluno, desenvolvendo-lhes as potencialidades e visando realizar suas expectativas de escolarização e participação social.

Para tanto, desenvolveu uma proposta pedagógica capaz de colocar o aluno em diferentes processos e práticas visando à profissionalização do engenheiro ambiental, profissional este capaz de atuar para a melhoria das condições de vida e de desenvolvimento econômico e científico-tecnológico, respeitando o meio ambiente e atento às questões socioambientais.

Face ao exposto, a FAESP é sabedora da necessidade de formar agentes com atitudes crítico-reflexivas, sólidos conhecimentos técnico-científicos e

principalmente comprometidos com a construção de práticas sociais e cidadãs capazes de inferir na realidade social, ambiental e transformá-las.

Neste sentido, contempla uma formação fundamentada na interdisciplinaridade, na contextualização, na democratização, na pertinência e na relevância social, ambiental, econômica e científico-tecnológica, na ética e no relacionamento humano. Para tal, elencou um rol de disciplinas, proporcionando o inter-relacionamento dos conhecimentos técnicos e práticos, a leitura das relações sociais e ambientais e também dos processos educativos por estas desencadeados, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão.

A FAESP forma profissionais da área de Engenharia Ambiental com sólido conhecimento técnico-científico multidisciplinar sobre o meio ambiente urbano e natural e os impactos antrópicos causados pela urbanização, com enfoque nas técnicas de engenharia utilizadas para mitigar estes impactos visando a gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

ATOS LEGAIS
• Portaria Consepe 32/2019 de 14 de janeiro de 2019.
VALOR DO CURSO
Mensalidade à partir de R$ 350,00*
CARGA HORÁRIA TOTAL TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
3.836 horas Tempo mínimo: 5 anos. Tempo máximo: 10 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

– OBJETIVO DO CURSO

Formar profissionais qualificados para atuarem em atividades científicas e tecnológicas no campo da engenharia ambiental e nos processos da organização e gestão das empresas e demais órgãos públicos e privados, que desenvolvam atividades ligadas ao meio ambiente e desenvolvimento econômico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Planejar e otimizar o uso de áreas urbanas e rurais sob a perspectiva ambiental;
• Possibilitar estudos relacionados à educação ambiental e ao trabalho, frente às novas exigências da sociedade contemporânea;
• Desenvolver diretrizes para regularização e normatização de produtos e processos relacionados com a área do meio ambiente;
• Avaliar sistemas de modelagem ambiental e definir indicadores ambientais junto à sociedade;
• Desenvolver atitudes de compromisso com a gestão participativa em

Trabalhos ambientais;
• Construir e reconstruir, ao longo do curso, uma postura ética condizente com as novas exigências e compromissos ambientais dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável;
• Promover oportunidades para que o acadêmico possa tornar-se consciente de sua função como agente construtor do futuro e transformador das realidades presentes no país e em suas regiões.

As exigências sociais e mercadológicas atuais apontam para um profissional com novo perfil de qualificação, ou seja, com conhecimentos diferenciados, criatividade intelectual, capacidade analítica, competência ao trabalho coletivo e relações humanas e interpessoais, preparado para a tomada de decisões, para uma prática mais compreensiva, abrangente e humana.

Para tanto, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da FAESP visa como perfil do formando egresso/profissional o Engenheiro Ambiental, qualificado para aplicar os conhecimentos da área de Engenharia na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, em conformidade com a CNE 11/2002, tem como perfil do formando egresso o engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Ambiental formado pela FAESP será um profissional versátil, em condições de garantir que as atividades econômicas e industriais sejam ecologicamente balanceadas e estejam de acordo com as leis e normas ambientais municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Ou seja, um profissional apto para aplicar os conhecimentos da área de engenharia na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e estar capacitado para projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

Este profissional assim formado estará apto a coordenar e supervisionar equipes multidisciplinares e interdisciplinares; atuar como colaborador ou executivo na implantação de Sistemas Integrados de Gestão Ambiental (SGAs); em Trabalhos de avaliação de riscos, mitigação de impactos e como prestador de serviços ou consultor de empresas na categoria de freelancer ou em empresa própria; ou ainda como profissional acadêmico, exercendo atividades de ensino e pesquisa. Esta atuação se dá em todos os níveis em que o fator ambiental seja preponderante, tanto nos centros urbanos como no campo, onde o profissional deverá atuar na identificação e resolução de problemas, sempre levando em conta seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, e em atendimento às demandas da sociedade.

Estará habilitado também a conciliar, a partir dos melhores conhecimentos existentes, o binômio ambiente/desenvolvimento, e capacitado a práticas voltadas para o aproveitamento racional dos recursos naturais, aí incluídas as tarefas de recuperação ambiental, prevenção de danos e conservação de recursos.

Para se alcançar os resultados pretendidos no item anterior, de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia, o profissional Engenheiro Ambiental deve ser capaz de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar Trabalhos e serviços de engenharia;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Avaliar a viabilidade econômica de Trabalhos de engenharia.

Possui atuação em empresas públicas, privadas e órgãos do governo ligados ao meio ambiente, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais. Companhias de saneamento e oportunidades em consultorias que trabalham com projetos na área ambiental são outras oportunidades na carreira.

Campus CIC (Noite)

Endereço:

Rua Pedro Gusso, 4150
Cidade Industrial | CEP 81315 000
Curitiba – PR

Fone: 41 3069-4040

SE INTERESSOU? ENTÃO CLIQUE NO BOTÃO AO LADO E INSCREVA-SE